05/03/2009
ESPN, SPORTV e seus Comentaristas...
Faço um parêntesis especial quando falo aqui do Paulo Vinícius Coelho, o PVC. Esse é um excelente profissional, conhecedor profundo de futebol e dono de uma inteligência invejável. Não sei como não deslancha na carreira e se eterniza de vez. Um mistério.
Pois bem... saíram de lá para a SporTV o narrador Milton Leite que abusa do bom humor e da sua irreverência e que torna prazeiroso para o telespectador continuar no canal... e o comentarista Paulo César Vasconcelos (não sei se é com "s" ou "z" o nome dele, perdoem-me).
Muito bem, acho que o problema maior da SporTV é mesmo a equipe de comentaristas, pois não conseguimos ouvir um que se salva ali. Alguns vão bem, como o Teixeira, que demonstra ser conhecedor do assunto e um ou outro mais, agora o Paulo C. Vasconcelos, ultrapassa o limite da paciência do telespectador.
Ele abusa do direito de se colocar em cima do muro e demonstra não entender nada de futebol (pode até conhecer, mas eu disse que não demosntra). Ele fala o óbvio, o que se vê, portanto não precisaria falar, claro, e torna-se chato e redundante. Comenta de uma forma que se percebe que ele se esforça para mostrar que domina o assunto e sabe mais do que todo mundo junto (mesmo falando a maior bobagem do mundo). Coloca no ar uma voz pastosa com aquele tom de sacocheismo que quer demonstrar que só ele sabe e resolve o jogo. É absolutamente irritante!!!
E pior... ele é Botafoguense e quando comenta jogo do Botafogo então, faz de tudo para esculhambar o seu próprio time só para mostrar que é imparcial.
Faça-me o favor Paulo César... não sei se você é chefe de redação, diretor, comentarista, mas não ultrapasse os limites do bom senso e faça do futebol uma alegria e não um suplício pegajoso apenas pelo fato de termos que ouvir você falando coisas que nada acrescentam a ninguém.
Que saudade do Roberto Avallone e de todas as suas exclamações e interrogações...
Renato Baptista - Torcedor
01/03/2009
Djalma Santos - Um Homem, um Atleta.
Djalma Santos extrapolou todos os limites do que um profissional pode fazer pelos seus clubes, pela seleção do seu País e pela sua profissão. Sempre foi corretíssimo em todos os sentidos, nunca faltou a um treino, segundo li e sempre esteve à frente do que se exigia para um jogador nas sua posição, a lateral direita.
Djalma santos, um jogador que defendeu a Seleção Brasileira nas Copas de 58 e 62 e que na sua estréia que foi na grande final da Copa de 58, jogou apenas 90 minutos e foi considerado o maior lateral direito do torneio.
Foi ainda o primeiro jogador brasileiro a ser convocado para uma seleção da FIFA (isso poucos sabem).
Bi-campeão do mundo e jogador de apenas 3 times, estreiou na Portuguesa onde jogou 10 anos e depois foi para o Palmeiras onde também jogou cerca de 10 anos, e terminou sua carreira no Atlético Paranaense em 1970 como campeão paranense aos 42 anos. Isso porque quando um desses jogadores de hoje joga até os 38, 39 é admirado e considerado um ex-atleta em atividade por seu estado físico lastimável.
Djalma sempre foi um homem respeitável, nunca se leu sobre atitudes extrapoladas dele, nem muito menos frequentou baladas e nem se atirava à madrugada tendo a responsabilidade de um jogo ou um treino no dia seguinte.
Um verdadeiro atleta na concepção da palavra que exibe um físico respeitável aos 80 anos de idade e ainda joga suas peladas aos Domingos.
Parabéns Djalma Santos... que você seja eterno na memória e no coração dos apaixonados pelo futebol e que sirva de exemplo como homem para os pseudo-atletas de hoje, se é que eles conseguem enxergar suas atitudes.
Abraços desse torcedor que tanto o admira...
Renato Baptista
14/02/2009
Campeonatos Regionais – Mesmice Crônica.
Analisando a fundo os campeonatos estaduais, chegamos à conclusão que eles têm o seu charme, isso é indiscutível, mas acabam sendo uma mesmice absurda. Salvo um ou outro time médio ou pequeno que tem uma luz naquele momento e brilha , deixando algum grande para trás nas finais, são todos a mesma coisa.
O Carioca como eu disse aqui, é feito para os 4 grandes indiscutivelmente. Neste ano estamos vendo as aberrações do Fluminense e do Vasco que nos surpreendeu com esse negócio de escalar jogador irregular. Não bastou o rebaixamento no Brasileiro, ainda apronta uma dessas, que é total falta de profissionalismo dos responsáveis.
Mas o campeonato não acabou e as coisas se encaixarão pelo visto, conforme o “combinado”. Vale a pena dizer também que a fórmula do campeonato, apesar de tudo, é interessante, pois os times disputam 2 taças (que são na verdade os 2 turnos), mas com semifinais e finais e depois as grandes finais. E isso gera interesse do público apesar da facilidade que os grandes têm de serem campeões.
Em Pernambuco, lá estão o Sport, o Náutico e o Santa Cruz na cabeça e não se fala mais disso. No Rio Grande do Sul, em Minas e no Paraná é o que se vê. É só olhar a tabela de classificação e perceber o que eu digo, salvo alguns deslizes aqui e ali.
Na Bahia é daquele jeito, vão levando... é Bahia e Vitória e ponto final, a não ser que o Fluminense de Feira apronte uma boa...rs.
No resto do Brasil, bom, jogam bola apenas, salvo os times de Santa Catarina que dão umas esticadas, mas não seguram a onda por muito tempo e todos sabem.
Fico aqui pensando se têm validade mesmo esses estaduais desse jeito, porque fazem o torcedor perder o interesse e os estádios vivem vazios, a não ser quando jogam os times de massa. Mesmo assim, as coisas não são mais como eram, porque não está fácil pagar ingresso hoje em dia.
Antigamente tínhamos o Rio-São Paulo, o Brasileiro de Seleções... era uma rivalidade interessante e isso movia os torcedores. Hoje o que se faz é esperar o Brasileiro para ver quem sobe e quem desce... e a série B sempre tendo a visita de times grandes e de tradição. Isso até que é interessante e move a opinião pública.
Completa-se o quadro com a Copa do Brasil, que classifica um time para a vitrine da Libertadores mas que tem na sua maioria times sem expressão alguma e não passa de um torneio político, mesmo sendo um passaporte, um atalho, para alguns grandes que foram mal no Brasileiro e que podem chegar ao Mundial Interclubes.
O Brasil é grande demais e o regionalismo está ficando sem apelo porque os grandes craques não estão mais aqui e os times grandes só conseguem colocar em campo jogadores razoáveis e que não têm mercado fora, e os pequenos e médios desfilam com o que sobrou e viram saco de pancada. Essa é a realidade, infelizmente.
Talvez a saída fosse re-estruturar o Brasileiro e criar uma fórmula diferente de acesso e descenso onde teríamos 2 fases semestrais, mas na verdade isso é algo para ser pensado e digerido, porque do jeito que vai, o futebol está cada vez mais sem graça.
Renato Baptista – Torcedor.
10/02/2009
Show da Seleção Brasileira na Inglaterra
Parece incrível que o Dunga vai se segurando... mas deu para perceber que ele se controlou, se segurou mas não resistiu... colocou o Josué de novo no final do jogo. Pronto! Só por isso ele devia ser demitido...rs
E olha que o Kaká nem jogou... impressionante!
A nota ráoida é o que jogou o Ronaldinho Gaúcho. Esbanjou categoria em ampos e anuncia assim que pode estar voltando à velha forma. É o que esperamos.
Renato Baptista - Torcedor.
07/02/2009
Portuguesa 1 x 1 Corinthians, com dilúvio e tudo...
Bom... após o dilúvio de incompetência da Portuguesa no primeiro tempo do jogo, onde o Sr. Mário Sérgio comprovou a sua retranca horrorosa, veio o dílúvio de verdade e o jogo ficou paralisado por mais de uma hora.
Uma chuva de incompetência da arbitragem confusa e suas determinações aleatórias, imposição da Federação para que o jogo continuasse após os jogadores estarem de banho tomado e trocados... ou seja, tudo como sempre no futebol paulista. No mínimo um jogo de futebol estranho.
Incrível como, de novo, entramos com 3 zagueiros e 2 volantes, numa demonstração de covardia total, mas no segundo tempo, após a paralização, tivemos o que de melhor poderia ter acontecido: O EDIGLÊ foi expulso e parou de atrapalhar o time. Dái fizemos até o gol com Christian e por fatalidade o Otacílio Neto empatou tudo com um golaço (difícil falar assim em se tratando de Corinthians, mas foi verdade).
Após a expulsão do Ediglê, jogador medíocre e que só atrapalha, a Lusa foi bem, jogou de forma mais objetiva, mesmo com 10 em campo e quase ganha o jogo.
Bom...enquanto continuarmos nessa retranca medrosa, não teremos chances de chegar ao G4 nunca... mas pelo visto o negócio do Mario Sérgio é não perder o emprego, então empatando, está bom.
Rapidinhas
1 - O Vitor se mostrou um grande goleiro... nota 10.
2 - Finalmente o César Prates deixou o baralho de lado e resolveu jogar bola.
3 - Uma pena o Athyrson ter se machucado.
4 - Marco Antonio vai se firmando como um ótimo jogador.
5 - Edno com bons e maus momentos... esforçado.
6 - Dupla de zaga até que segura... foram bem.
7 - O Erick poderia ser menos afoito... tem errado muito.
8 - Fora o passe do gol para o Christian, o nosso Guigov é um arremedo de jogador.... dá medo.
9 - O que adianta termos o Christian se o Mário Sérgio tira o Fellype Gabriel e coloca mais um volante?... a bola não chega no atacante... a ponto dele ser visto ajudando a defesa.
10 - Ediglê... Por favor, vá embora, peça demissão, vá treinar, aprenda a jogar... qualquer coisa, mas não atrapalhe mais a nossa Lusa. Ô cara ruim de bola!!! Pelo menos está suspenso para o próximo jogo.
11 - O fato curioso... O tal do Boquita do Corinthians, aquele que se acha o Rivelino e desfilou sua agressividade na Copa São Paulo, entrou jogando e de repente não estava mais no time. Ele saiu para a entrada de Douglas e ninguém percebeu....rsrsrsr
Renato Baptista - Torcedor
31/01/2009
Dunga convoca Amauri da Juventus - Mais uma jogada política?
Ficou claro agora que toda aquela balela de que não o havia convocado por causa da polêmica em cima da naturalização do atleta, que seria convocado para jogar na selação da Itália e tal, era mesmo papo furado. Ele disse que o Amauri não ia se sentir bem e que que não ia querer jogar contra a Itália e mais um monte de conversa mole, e agora, aí está a contradição toda.
Olha, o Amauri é um baita jogador, craque mesmo, faz gols como ninguém e tem que ser aproveitado na seleção mesmo... queira o Dunga ou não.
Só um detalhe... não sabemos se ele poderá se apresentar porque agora dependemos da liberação da Juventus de Turim, time onde ele esbanja categoria. O prazo de liberação imposto pela FIFA para convocação de jogadores que jogam no exterior expirou. Seria mais uma gafe do nosso estimado Dunga?
Não vejo a hora desse Dunga... deixa para lá, não adianta mesmo.
Outro fator interessante é que se o Amauri jogar pela seleção, ele não poderá mais atuar pela Itália... regras da FIFA. E o processo de naturalização dele está em andamento.
Vamos esperar para ver o que vai acontecer.
Dunga... o Íbis te espera!... Amauri, tomara que dê tudo certo e você arrebente na Seleção!
Renato Baptista - Torcedor
30/01/2009
Ídolos do Futebol - Espécie em Extinção?
Incrível os escândalos que envolvem os jogadores de futebol. Parece que quanto mais em evidência esses atletas ficam, mais tomam atitudes que acabam por prejudicar as suas carreiras.
È claro que uma análise mais profunda deve ser feita por quem conhece do assunto, mas me parece que esses jogadores, que na sua maioria têm origem humilde, quando se vêem desfrutando de fama e dinheiro, perdem a noção do certo e errado. E assim entram em buracos sem fundo que acabam por exterminar a sua reputação.
Houve tempo em que tínhamos esses atletas como ídolos em todos os sentidos, e agora as coisas se tornam meio nubladas e todos percebem o quanto uma atitude dúbia pode estragar toda uma vida, principalmente quando a pessoa é vitrine da mídia.
Até dá para entender, mas não para compreender, porque eles deviam ser os primeiros a dar o exemplo para as crianças e jovens que os acompanham e aos seus times queridos.
Digo enfaticamente e sempre defendi a teoria de que a imprensa invade a privacidade desses atletas de forma contundente, e que os acaba prejudicando, porque se intrometem e fotografam e escrevem fatos da vida particular desses jogadores de forma desagradável. Se este ou aquele vai a uma boate, acompanhado seja de quem for, ninguém tem nada a ver com isso, e se este fato o compromete no clube, o problema é do clube e dele. Ninguém tem o direito de investigar a vida pessoal de ninguém sem permissão da justiça e abusos são cometidos, mas quando os fatos extrapolam limites, como temos visto, o vulcão explode mesmo.
Na verdade, existe um fato estarrecedor nesta coisa toda. Os clubes não têm torcedores e a imprensa não se limita a cobrir fatos pertinentes ao esporte. A realidade é que os torcedores têm o clube como deles e a imprensa se acha no direito de ser o juízo final das pessoas.
Os acontecimentos com o Ronaldo do Corinthians quando ele se envolveu com travestis, o caso recente do Robinho, que é acusado de estupro, casos como o do Adriano, do Maradona, do Edmundo, entre tantos, são fatos lamentáveis e que deixam nossos filhos sem entender os porquês dessas atitudes, afinal esses caras são ídolos, daqueles que a gente, há tempos atrás, guardava a figurinha com a cara dele e não a trocava por nada.
São ídolos não preparados, que talvez não tenham tido apoio psicológico e nem a instrução devida. Apenas deram a eles dinheiro. Muito dinheiro, e atrás desse dinheiro vêm as más companhias, os interesseiros e interesseiras e daí está fácil perceber o que fatalmente vai acontecer... haja visto o que tem jogado o Ronaldo Gaúcho depois que virou o melhor do mundo duas vezes e enfiou no bolso rios de dinheiro.
Na verdade todo mundo perde. Os torcedores, os clubes, os fãs de carteirinha e os próprios jogadores. Por que não existe preocupação dos clubes em dar instrução a esses jogadores desde a base? ... ou em dar apoio psicológico e tudo o que se deve fazer para se proteger um ídolo que na verdade é um patrimônio?
E assim, nesta constante, vamos colecionando decepções e desacreditando cada vez mais nas pessoas. E eles não têm culpa alguma, que seja bem dito. Isso acontece mesmo, porque o deslumbre do presente é maior do que o de um futuro sensato.
E finalizando, é claro que não podemos generalizar. Tem quem se garanta e se mantenha nos trilhos certos. Enquanto isso, perdemos nossos ídolos e ficamos apenas com chutadores de bola.
25/01/2009
Acabou a Copa São Paulo de Juniores...
Os times jogaram de forma aguerrida, com técnica surpreendente, jogadas de efeito, vontade e determinação. Uma bela partida de futebol para se assistir, levando em conta que no futebol profissional cansamos de ver jogadinhas de lado e jogadores andando em campo.
Meu destaque é o goleiro do Atlético, garoto bom de bola, assim como a maioria dos jogadores em campo.
Não posso dizer que o título Corinthiano foi injusto, mas a expulsão do Bruno do Atlético mudou o panorama do jogo. Não sei se ele merecia cartão vermelho mesmo, mas enfim, nada posso falar da arbitragem que foi bem, mesmo com a tensão da final.
O destaque negativo é o camisa 10 do Corinthians, um tal de Boquita. Um jogador que abusa da violência, reclama de tudo e por vestir a camisa 10, no mínimo, se acha o Rivelino. Um pouco de humildade e coerência não faz mal a ninguém, viu Boquita?... esse merece a reserva e muita conversa para aprender o que é ser jogador de futebol, fora que ele não joga nada, nem mesmo o que justifique sua atitude imperiosa e que acabou por prejudcar seu time. .. foi expulso no final do jogo.
O saldo geral foi bom, apesar de tudo. Um belo jogo, como disse antes, e jogadores se forem bem trabalhados, poderão estar nas equipes principais brevemente.
Parabéns ao Corinthians e parabéns ao Atlético Paranaense que jogou na bola e nunca desistiu.
Renato Baptista - Torcedor.
23/01/2009
Falando de Cia. agora... Mais sobre Futebol.
Vale uma conversa aqui e agora sobre o Campeonato Carioca que estréia essa semana.
Desta vez os 04 grandes não enfrentarão mais os outros times só no Maracanã...rsrsrs. Agora deverão viajar para Volta Redonda, Nova Iguaçú, sei lá onde, etc... e enfrentar a força do interior in loco.
Na verdade isso deve mudar tudo por lá. No ano passado ficaram para disputar as finais da Taça Guanabara e da Taça Rio (os 02 turnos distintos que promovem campeões) as equipes do Botafogo, do Flamengo, do Fluminense e do desastrado Vasco da Gama.
Este ano, com essas novas regras devem se classificar: Botafogo, Flamengo, Fluminense e o desastrado Vasco da Gama. Tudo muito bem pensado e equacionado, não é mesmo???
Mas quem sabe o Bangu não apronta uma e o Vasco é rebaixado no Carioca também?...rsrsrs
Obs.: Aqui, apesar das fortes raizes lusitanas e sermos Portuguesa de Desportos com toda a força da alma, no Rio somos Botafogo de coração. Com Fúria e tudo o mais... e nem adianta reclamarem de mim por isto, senão rogo uma praga e o Miltinho vai ser titular da Portuguesa o Campeonato Paulista inteiro...rs (sem desmerecer o garoto, claro, que pode um dia se destacar e começar a jogar futebol).
Este é o Futebol no Brasil.
Renato Baptista - Torcedor.
Elocubrações Aleatórias... Um Refresco.
Ainda bem que veio o Mário Sérgio... antes que o Dunga seja detonado da Seleção. Já pensaram ele na Lusa???
O time ficaria assim:
César Prates, Bruno Rodrigo, Alex Bruno, Athyrson
Lorico, Badeco, Erick, Capitão, Fernando
Afonso
Acho que seria mais ou menos essa a escalação do Dunga para a Portuguesa de hoje. O Afonso...rsrsr....seria contratado, vocês duvidam???
E lá vem BOMBA logo no início do Paulistão...
Aí ele recebe vários atletas novos após termos perdido jogadores como Jonas e Patrício entre outros, faz a pré-temporada e logo no primeiro jogo, onde perdemos para os bugrinos com um gol de penalti e jogando até que bem, é demitido do cargo.
Mario Sérgio assume a equipe e outra vez fica no ar mais uma crise. Lá vem adaptação, arranjo, treinamento diferente... Não dá para entender a nossa Diretoria... Sinceramente.
Se era para trocar o técnico por que não o fizeram ANTES do início do campeonato???
Estamos esperando as justificativas e explicações que ainda não foram dadas. O treino dessa manhã de sexta-feira foi cancelado porque Mario Sérgio se apresenta ás 14:00Hs e o jogo no Domingo é contra o São Paulo. Não pode dar certo isso!!!
O que nos resta é torcer e torcer e engolir o que vem por aí.
Sobre o Mario Sérgio, que rebaixou o Figueirense no ano passado, falo depois, afinal ele é um profissional sério, além de ter sido um craque de bola... Sabe a linguagem dos boleiros, conhece o jogo como ninguém mas nunca se firmou em equipe nenhuma de verdade, mesmo já tendo passado por vários grandes times.
Vamos ver o que dá isso.
Acho que deveríamos mudar o nome da Portuguesa mesmo, seguindo a idéia de muitos por aí, inclusive de um leitor deste Blog. Vamos adotar o nome de Associação SURPRESA de Desportos!!!
Renato Baptista - Torcedor.
19/01/2009
Só para reforçar essa coisa da imprensa...
O Portal Yahoo manda uma notícia em destaque hoje... Está lá para quem quiser ver:
GAUCHÃO 2009 - GRÊMIO E INTERNACIONAL SÃO FAVORITOS AO TÍTULO!!!
Ai eu pergunto: - Seria quem o favorito? O Sapucaiense ou o Veranópolis???
Isso eles noticiam. O Grêmio ganhou 35 títulos Gaúchos, o Internacional 38 e em terceiro lugar, correndo por fora, o Juventude com.........................1.
Aí eles colocam o Grêmio numa chave e o Inter na outra....quem ganhar os grupos faz a final....rsrsrsrsrsr.......Emocionante, não?...
E da Portuguesa.......................................NADA!
Fazem da Portuguesa... Gato e Sapato!
Hoje tem uma nota na "Globo.com" dizendo que o Estevão Soares acha que o time está preparado para a estréia contra o Guarani, e que fomos bem nos amistosos....rsrsr....mas o resultado e o que aconteceu lá, ninguém sabe.
Olhem bem, segue o que falei antes, a culpa não é dessa imprensa tendenciosa, aliás não falaram da barriga do Ronaldo esses dias... continuo dizendo que falta alguma coisa para que a nossa diretoria entenda que se não há mídia, não há patrocinadores, não há torcida e não há renda nos estádios... quer dizer, no Canindé, porque quando visitamos alguém, os torcedores desses alguéns vão lá assistir aos jogos.
É assim, o cachorro correndo atrás do próprio rabo... nunca seremos nada se continuarmos nessa inércia estática.
Recebemos aqui um comentário de um amigo torcedor (quem quiser conferir, é só olhar a primeira publicação do Blog)... ele defende uma tese de que deveríamos mudar o nome da Portuguesa para que tivéssemos torcida jovem, para que tivéssemos novos torcedores e tal e tal. Uma idéia muito inteligente e bem conduzida, além de ser bem escrita e não cito o nome dele aqui porque não tive autorização, mas o comentário está lá aberto a quem quiser ler.
Sabe meu amigo, concordo com você em muitos aspectos... não sei se mudar o nome resolveria alguma coisa... mas tenho certeza de que um trabalho de marketing bem elaborado, uma assessoria de imprensa que conduz bem o que deve ser feito e uma mudança de mentalidade da Diretoria e Conselho fatalmente reverteriam esse quadro, porque o que traz torcedor para um time, são títulos, são finais que ele joga, são grandes atuações e não a empáfia de certos jogadores que se encostam literalmente e só querem receber o seu.
Para ganhar é preciso querer ganhar, é preciso ser decidido, ser bem orientado e saber orientar, é preciso mudar a atitude e enfrentar os problemas tentando grandes soluções... e é isso que falta à nossa Lusa, infelizmente meu amigo.
Você tem toda a razão quando diz o que diz, mas isso é apenas parte do problema. Sermos chamados de Paulista, Real, Buzanga, oui seja lá o que for, é uma solução relativa, se bem que podemos pensar nisso no futuro. Qualquer nome que tivermos adotado não vai significar nada se formos penúltimos lugares no campeonato brasileiro e consequentemente rebaixados de novo.
Sou, e somos, Lusa até o fim, custe o que custar, mas não podemos ficar calados e parados olhando essa desfeita toda...essa falta de profissionalismo, de espírito empreendedor, de vontade de ganhar jogos, títulos e assim por diante.
Enquanto isso, não temos notícia alguma... sites especializados continuam estampando as mesmas notícias da Lusa faz 3 dias...acredite nisso! Como se nada tivesse acontecido no Canindé.
Na seção de mercado de jogadores do jornal "O Lance" os caras tiraram a Portuguesa. Não tem mais a Lusa lá, como se ninguém tivesse sido comprado ou vendido. E vão dizer que foi porque caímos para a segundona no brasileiro e lá estão só as equipes de ponta., mas somos 1ª Divisão do Campeonato Paulista, que por sinal, é o que vai ser jogado agora. É incrível mas é verdade... culpa de quem? Não é dos jornalistas ou sei lá o que são os que escrevem ali... a culpa é NOSSA!!!
Escrevam e comentem.. Dêem sua opinião sobre isso. Vamos ajudar a nossa Portuguesa a ser o que ela era outra vez! E deixo bem claro que, absolutamente, não desemerecemos o trabalho do nosso Presidente. sabemos que ele faz o que pode, só acreditamos que ele esteja mal assessorado em alguns setores.
Renato Baptista - Torcedor.
15/01/2009
Pergunta de Torcedor...
Jornal "O Lance" publica entrevistas diferentes...
Ou viram a matéria deste Blog e consertaram a bobagem ou houve algum erro mesmo. Não importa, porque continuo torcendo pelo sucesso e pela plena recuperação do Fabrício e que ele consiga ser o craque que sempre foi.
O mais interessante é que tivemos desta vez algo em torno de 1/6 de página no jornal, o que é um milagre. Pelo menos o periódico do Corinthians, ops....o periódico "O Lance" não falou tanto da barriga do Ronaldo... lamentável!!!
Renato Baptista - Torcedor.
12/01/2009
Andaram dizendo hoje por aí...
Será???????????????????????????????????... Onde há fumaça, há fogo!
E será mesmo que estão começando a entender que só trazendo figuras que geram notícia é que teremos mídia??? Será que é difícil entender isso?
Renato Baptista
Copa São Paulo - Portuguesa Classificada para a Segunda Fase.
Com esse resultado ficamos em segundo lugar do grupo, atrás do Grêmio, e nos classificamos para a segunda fase da competição.
Na segunda fase a Lusa enfrenta a Ponte Preta (1ª do Grupo T com 7 pontos ganhos) nesta quarta-feira às 14:00Hs. Este jogo decide quem vai para as oitavas de final da competição.
Em frente Lusa!!!
04/01/2009
Todas as Portuguesas...
As Portuguesas...
1 – Portuguesa de Desportos – São Paulo
2 – Portuguesa Santista – Santos
3 – Associação A. Portuguesa – Rio de Janeiro
4 – Portuguesa de Londrina – Paraná
5 – Português de Crato – Ceará
6 – Portuguesa de Maranguape – Ceará
7 – Portuguesa – Caracas/Venezuela
Exceto as Portuguesa do Rio e de Santos, mais a da Venezuela, todas as outras têm o distintivo igual à Portuguesa de Desportos.
Se você conhece mais alguma, deixe aqui no comentário o nome e o Estado/País mais o seu nome... nós publicaremos aqui, atualizando a postagem.
Goleiro novo na Lusa...
Parabéns à Diretoria por essa contração.
Renato Baptista
02/01/2009
Assessoria de Imprensa e o resto...
Sem divulgação, sem mídia e sem patrocínios, nenhum clube sobrevive!!!
Para que se tenha patrocínios é preciso exposição, notícias, fatos...
Qual o planejamento do clube para que não caiamos também, de novo, para a série A2 do Campeonato Paulista?... Quais as novas contratações de fato e o que será feito já que os grandes Paulistas todos se reforçaram ao extremo?
Enquanto tivermos esse tipo de mentalidade no clube, nunca mais seremos apoiados pela federação, nunca mais teremos o repasse dessa mesma federação para participação nos campeonatos... NUNCA TEREMOS A TORCIDA NO ESTÁDIO!!!
Lembram quando tivemos como técnico o Zagallo?... Tínhamos mídia, aparecíamos nos jornais, nos programas de TV... Basta ver o Ronaldo no Corinthians o que está gerando de notícia e dinheiro... è só abrir o jornal "O Lance" e ver... São no mínimo 5 páginas inteiras de lenga-lenga...Esse jornal virou periódico do Corinthians. E depois temos lá 3 páginas do São Paulo, 3 do Palmeiras, 2 do Santos e absolutamente NADA da Portuguesa...NADA!!!!!... Podem verificar, escolham o dia e leiam. E sabem de quem é a culpa?... Tudo bem que eles querem é vender jornal e a torcida da Portuguesa não compra, não vai ao estádio... E sabem de quem é a culpa?... É isso amigos... Ou o clube se profissionaliza de verdade ou seremos os eternos rebaixados para o resto da vida.
Quero ver o que vai dar a permanência do Edno no time... Vamos acompanhando e discutiremos.
Renato Baptista - Torcedor
As Conquistas das Fitas Azuis
A primeira Fita foi conquistada em 1951, quando o Brasil ainda vivia o impacto da perda da Copa de 1950, no Maracanã. A missão da Portuguesa era realçar o nome do Brasil no exterior através de uma grande campanha. A excursão do time, teve na Turquia seu primeiro ponto de parada, sendo, inclusive, a primeira equipe brasileira a se apresentar naquele país.
Os jogos foram:
Portuguesa 3 x 1 Fenerbach, em Istambul
Portuguesa 4 x 2 Galatassaray, em Istambul
Portuguesa 4 x 1 Besiktas, em Ankara
Portuguesa 4 x 1 Seleção de Ankara, em Ankara
Portuguesa 3 x 1 Galatassaray, em Istambul
A segunda etapa da viagem foi a Espanha, onde a Lusa realizou uma campanha maravilhosa, conquistando o Troféu San Izidro:
Portuguesa 4 x 3 Atlético de Madrid, em Madrid
Portuguesa 1 x 1 Valência, em Valência
A Portuguesa fechou sua excursão na Suécia, novamente com uma série de virtórias:
Portuguesa 5 x 3 Halsinberg Club, em Halsinberg
Portuguesa 1 x 0 Sondra, em Sandra
Portuguesa 3 x 1 Gotemborg, em Gotemborg
Portuguesa 3 x 2 Kanratem, em Norkoping
No saldo final, a Portuguesa conseguiu 10 vitórias, apenas um empate e 36 gols pró e 16 contra. O elenco da Lusa, dirigido por Oswaldo Brandão, era formado por: Muca, Manduco, Djalma Santos, Ceci, Renato, Pinga, Simão, Bradãozinho, Julinho, Aldo e Rubens.
Em 1953, a Portuguesa tinha outra excursão ao exterior, desta vez percorrendo os países da América do Sul. As primeiras partidas foram no Peru:
Portuguesa 4 x 0 Alianza, em Lima
Portuguesa 1 x 1 Deportivo Municipal, em Lima
Portuguesa 2 x 0 Sport Boys, em Lima
Portuguesa 3 x 1 Universitário, em Lima
Portuguesa 3 x 0 Alianza, em Lima
Portuguesa 1 x 1 Alianza, em Lima
O destino seguinte foi a Colômbia, onde a equipe participou de um quadrangular, vencendo as tres partidas e conquistando o título:
Portuguesa 4 x 2 Santa Fé
Portuguesa 4 x 1 Nacional
Portuguesa 2 x 1 Milionários
Portuguesa 0 x 0 Santa Fé
A última etapa desta viagem foi no Equador, onde a Lusa realizou apenas um jogo:
Portuguesa 2 x 0 Barcelona
Foi uma excursão invicta, com 7 vitórias e 4 empates, 22 gols prós e 6 contra. A Portuguesa jogou com: Muca, Valter, Djalma Santos, Nena, Renato, Lindolfo, Tomires, Brandãozinho, Julinho, Bento e Dias.
Em 1954, nova excursão da Lusa e, como resultado, um título de causar inveja a qualquer time brasileiro: a Tri-Fita Azul.
O primeiro passo foi na Inglaterra:
Portuguesa 1 x 7 Arsenal
Portuguesa 5 x 2 Watford
Portuguesa 2 x 0 Luton
Portuguesa 0 x 0 Royal Tilleur
Portuguesa 0 x 0 Royal Charleroi
Na França:
Portuguesa 4 x 0 Racing
Portuguesa 3 x 1 Reims
Portuguesa 3 x 1 Angers
Na Alemanha:
Portuguesa 3 x 2 Rotweiss
Portuguesa 4 x 1 Borussia
Na Turquia:
Portuguesa 4 x 0 Beskitas
Portuguesa 0 x 0 Beskitas
Portuguesa 1 x 1 Aldet
Portuguesa 2 x 0 Galatassaray
Novamente na Alemanha:
Portuguesa 2 x 1 Fortuna
Portuguesa 4 x 2 Schwartzweiss
Portuguesa 2 x 0 Shalk
Portuguesa 1 x 0 Borussia
Portuguesa 2 x 0 Leibensnebugen
Deixando a Alemanha, a Lusa foi para a Bélgica, onde aplicou sua maior goleada na temporada:
Portuguesa 6 x 0 Shesfield
Nessa excursão foram realizadas 15 partidas, sendo que a Portuguesa venceu 10, empatou 4 e perdeu uma, marcou 49 gols e sofreu 19. O time brasileiro jogou desfalcado de Djalma Santos, Brandãozinho e Julinho, que serviam à Seleção Brasileira. O time viajou com: Nena, Hermínio, Pitico, Ceci, Renato, Clóvis, Ortega, Carlos, Edmur, Pepinho e Ortiz, tendo como técnico Abel Picabeia
Imprensa Paulista, Tendenciosa...
O Jornal O Lance, o Jornal da Tarde e outros ignoram a Portuguesa de Desportos, como se ela não fosse uma das equipes de mais tradição do futebol Paulista.
Renato Baptista