Comemoramos aqui os 80 anos de um homem. Um homem ao pé da letra, um atleta de altíssimo nível e que foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.
Djalma Santos extrapolou todos os limites do que um profissional pode fazer pelos seus clubes, pela seleção do seu País e pela sua profissão. Sempre foi corretíssimo em todos os sentidos, nunca faltou a um treino, segundo li e sempre esteve à frente do que se exigia para um jogador nas sua posição, a lateral direita.
Djalma santos, um jogador que defendeu a Seleção Brasileira nas Copas de 58 e 62 e que na sua estréia que foi na grande final da Copa de 58, jogou apenas 90 minutos e foi considerado o maior lateral direito do torneio.
Foi ainda o primeiro jogador brasileiro a ser convocado para uma seleção da FIFA (isso poucos sabem).
Bi-campeão do mundo e jogador de apenas 3 times, estreiou na Portuguesa onde jogou 10 anos e depois foi para o Palmeiras onde também jogou cerca de 10 anos, e terminou sua carreira no Atlético Paranaense em 1970 como campeão paranense aos 42 anos. Isso porque quando um desses jogadores de hoje joga até os 38, 39 é admirado e considerado um ex-atleta em atividade por seu estado físico lastimável.
Djalma sempre foi um homem respeitável, nunca se leu sobre atitudes extrapoladas dele, nem muito menos frequentou baladas e nem se atirava à madrugada tendo a responsabilidade de um jogo ou um treino no dia seguinte.
Um verdadeiro atleta na concepção da palavra que exibe um físico respeitável aos 80 anos de idade e ainda joga suas peladas aos Domingos.
Parabéns Djalma Santos... que você seja eterno na memória e no coração dos apaixonados pelo futebol e que sirva de exemplo como homem para os pseudo-atletas de hoje, se é que eles conseguem enxergar suas atitudes.
Abraços desse torcedor que tanto o admira...
Renato Baptista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre este texto. Vale criticar e discordar, desde que com respeito e educação.
Se quiser que publiquemos um texto seu, deixe aqui seu email que entraremos em contato, ou então, deixe o proprio texto para ser copiado.
Obrigado.