07/05/2011

Brasileirão Séries A,B,C e D

Fazendo uma análise inicial tendo em vista o começo do Brasileirão da Série A que bate à porta, temos o seguinte ao meu ver:

- Candidatos ao rebaixamento – América MG, Atlético GO, Avaí, Bahia e Figueirense.

- Candidatos ao título – Cruzeiro, Grêmio, Santos e São Paulo.

- Candidatos à Libertadores – Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.

- Candidatos à Sulamericana – Vasco, Coritiba, Ceará, Botafogo, Atlético PR e Atlético MG.

Vê-se um equilíbrio muito grande entre as forças do meio, então eu acredito que as surpresas podem ser: Botafogo, Coritiba, Corinthians e Flamengo (esses dois últimos em função do que já conhecemos bem) e o Coritiba porque vem batendo recordes, apesar de jogar apenas contra os times do Paraná até agora e desbancar um Palmeiras na Copa do Brasil de forma esmagadora (tenho lá minhas dúvidas sobre o que aconteceu lá na Academia na verdade).

Se o Botafogo contratar bem e arrumar a casa, pode despontar, o Vasco é aquilo, o Fluminense surpreendeu no ano passado e nesse ano mostra total desequilíbrio e o Internacional é e não é faz tempo.

O Ceará e os Atléticos, MG e PR sempre ficam na coluna do meio e o restante é aposta, aqueles que apontei como candidatos ao rebaixamento, mas vai saber, porque sempre tem uma surpresa aqui e ali.

Na disputa do título vemos um Santos consistente (até pelo menos o Ganso ir embora), um Cruzeiro que apesar da derrota na Libertadores é um timaço, um São Paulo que tem jogadores que podem fazer a diferença e um Grêmio que é uma incógnita, porque quando a gente mais espera dele, ele sucumbe (é um time de torneio, de tiro curto... sempre foi).

Na Série B vemos, dos vinte, sete times Paulistas e apenas um Carioca, o Duque de Caxias. Mais parece um Campeonato Paulista do Interior com o enxerto da Portuguesa de Desportos que é co-adjuvante faz tempo já.

Completam a tabela o Sport e o Náutico (este, dono de lambanças esplêndidas quando joga no seu território que vira campo de guerra), o Vitória e o Paraná que foi rebaixado no regional. O resto é co-adjuvante mesmo, destes que jogam no sertão por aí, até que provem o contrário.

Na série C vemos forças como o Ipatinga, Fortaleza, Santo André, Brasiliense, América de Natal, Caxias e dois times do Rio, o Macaé e o Madureira... os demais jogam seus sonhos em campo apenas.

Para finalizar, a Série D, a quarta divisão que está longe de ser um campeonato de peladas porque conta hoje com times como o Juventude e o Santa Cruz, que decide o Campeonato Pernambucano esse ano. Além desses temos equipes como o Oeste de Itápolis e o Mirassol que fizeram um excelente Campeonato Paulista da primeira divisão deste ano.

São 40 participantes que vão se esgoelar e aprontar de tudo para subir para a Série C do ano que vem... quem sobreviver, conseguirá!

Renato Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este texto. Vale criticar e discordar, desde que com respeito e educação.
Se quiser que publiquemos um texto seu, deixe aqui seu email que entraremos em contato, ou então, deixe o proprio texto para ser copiado.
Obrigado.